IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO
As doses da vacina contra a gripe serão aplicadas em todas as pessoas que procurarem os postos de saúde de Mato Grosso a partir de hoje, terça-feira.
A vacinação começou para o público prioritário, ou seja, crianças, idosos e gestantes, e grupos estratégicos como puérperas, indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua, em abril e continuará durante todo o ano para quem tem mais de seis meses de idade.
A Secretaria de Estado de Saúde já distribuiu mais de um milhão de doses aos municípios, responsáveis por realizar a imunização, mas, até o momento, apenas pouco mais de 536 mil doses foram aplicadas em Mato Grosso.
A cobertura vacinal do grupo prioritária está em 36,2%, abaixo da cobertura nacional, que é de 42,1%.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde, Alessandra Moraes, a decisão de ampliar a vacinação contra a gripe em 1º de julho foi tomada pelo órgão em conjunto com o Cosems, Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso.
Ela explicou que a vacina imuniza contra três tipos de vírus da influenza e é fundamental para reduzir as complicações, as internações e a mortalidade resultante das infecções, além de diminuir a sobrecarga dos serviços do SUS, Sistema Único de Saúde.
IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO