Mato Grosso, 19 de Junho de 2024
Nacional / Internacional

Você sabe por que a data do Carnaval muda todo ano?

05.02.2024
09:23
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Unsplash

    Unsplash

Falta pouco para o Carnaval, que é uma das festas mais populares e mais aguardadas do Brasil.

 

Quando o Carnaval de um ano termina, muita gente já começa a se programar para a folia do ano seguinte. E, pra se programar, tem que saber em que dia o Carnaval cai.

 

A data muda todo ano. Esse ano, por exemplo, a terça-feira de carnaval será na semana que vem, 13 de fevereiro; já no ano passado, a terça de carnaval foi no dia 21 de fevereiro e, no ano que vem, em 2025, será no dia 4 de março.

 

Você sabe por que é que a data do Carnaval muda tanto? É porque ela é determinada com base no calendário da Igreja Católica.

 

O dia da folia depende, na verdade, da data da Páscoa e essa, por sua vez, está atrelada à mudança das estações e do calendário lunar.

 

O dia da ressureição de Cristo, o que é celebrado na Páscoa, é sempre o primeiro domingo após a primeira lua cheia do equinócio de primavera, no hemisfério norte - e, consequentemente, do equinócio de outono, no hemisfério sul.

 

O equinócio, para lembrar, é a data em que o dia e a noite têm exatamente a mesma duração: 12 horas cada. Isso acontece duas vezes por ano.

 

Encontrada a data da Páscoa, fica fácil calcular o dia do Carnaval.

 

É que, sete dias antes da Páscoa é celebrado na Igreja Católica o Domingo de Ramos, que dá início à Semana Santa. A terça-feira de Carnaval é exatamente 40 dias antes do Domingo de Ramos, é terça-feira de carnaval.

 

Resumindo, o carnaval é comemorado sempre 47 dias antes do domingo de Páscoa.

 

 

Vale lembrar que, pela tradição católica, o Carnaval marca o período de liberdade que antecede a Quaresma, que é o intervalo de 40 dias de mais sacrifício e penitência em preparação para a Páscoa – que é a mais importante celebração da Igreja, já que representa a ressurreição de Cristo após a crucificação.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO