Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Nacional / Internacional

Wuhan tem festa de luzes para comemorar fim de confinamento após 76 dias; alerta continua

08.04.2020
09:12
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Mulher com máscara improvisa cobertura para proteger crianças de contaminação pelo novo coronavírus em aeroporto de Wuhan, na China, nesta quarta-feira (8) — Foto: Han Han Guan/AP

    Mulher com máscara improvisa cobertura para proteger crianças de contaminação pelo novo coronavírus em aeroporto de Wuhan, na China, nesta quarta-feira (8) — Foto: Han Han Guan/AP

Um show de luzes marcou a reabertura da cidade chinesa de Wuhan, onde surgiu a pandemia do novo coronavírus, nesta quarta-feira (8), após 76 dias de severas medidas de confinamento. As autoridades permanecem em alerta para evitar uma nova onda de contaminação.

 

Imagens animadas de profissionais de saúde ajudando pacientes foram vistas nos arranha-céus nos dois lados do rio Yangtze. Também foi projetada a expressão "cidade heróica", título concedido a Wuhan pelo presidente e líder do comunista Xi Jinping, segundo a agência de notícias Associates Press.

 

O aeroporto local, as estações de trem e rodovias foram reabertas na cidade, que é capital da província de Hubei, na região central da China.

 

Os 11 milhões de moradores de Wuhan podem sair agora sem autorização especial desde que disponham de um aplicativo obrigatório de smartphone que permite o rastreamento de dados e vigilância governamental. Ele mostra que o usuário está saudável e não estive em contato recente com ninguém que teve teste positivo para vírus.

 

Nas empresas, os controles de temperatura continuarão frequentes.

 

Mais de 700 mil casos evitados

Medidas drásticas de isolamento foram tomadas pelo governo chinês em Wuhan e em toda a província de Hubei.

 

Um estudo divulgado pela revista "Science" indica que as medidas tomadas pela China nos primeiros 50 dias da epidemia permitiu que houvesse um tempo valioso para outras cidades do país se preparassem para enfrentar a pandemia.

 

Os pesquisadores da China, Estados Unidos e Reino Unido concluíram que "sem a restrição de viagens sobre Wuhan e a resposta de emergência nacional teria havido mais de 700 mil casos confirmados da Covid-19 fora de Wuhan".

 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO