Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Política

Campos defende menos ministérios, mas evita detalhar 'forma' de redução

15.04.2014
09:13
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O presidente do PSB e pré-candidato pelo partido à presidência da República, Eduardo Campos, defendeu nesta segunda-feira (14) a redução no número de ministérios – atualmente, são 39 pastas. Questionado por jornalistas se caso eleito como iria reduzir a quantidade de ministérios, Campos afirmou que pretende discutir "o conteúdo e não a forma".

O socialista participou durante a tarde e parte da noite em Brasília de evento para anunciar que a ex-senadora Marina Silva será pré-candidata à vice-presidência pelo PSB.

"[A redução de ministérios] é uma necessidade do Brasil, é uma necessidade, quem sabe uma redução pela metade do que existe hoje. (...) Nós estamos discutindo o conteúdo, não estamos discutindo a forma. Com o conteúdo que temos hoje, já dá da para dizer que essa forma como está organizado o estado brasileiro não dá para ficar", disse.

Ao lado de Marina Silva, Campos afirmou que "ministério não vai ser entregue a partidos como se entrega uma propriedade privada a uma pessoa e com escritura." "Não dá para entregar aos partidos os ministérios como se eles fossem uma propriedade privada. Este é um modelo caduco, vencido e falido", completou.

Questionado sobre uma outra maneira de montar um governo, Campos disse que sua gestão em Pernambuco era diferente.

"Eu acho que a gente precisa fazer uma pactuação de governança em torno de um programa, de um pensamento, e não em torno da distribuição de cargos à luz do dia como se estivéssemos em uma feira de fruta e verdura onde se distribuem os organogramas do governo federal", disse.

Votos de Marina

Em 2010, Marina Silva, então candidata pelo PV à presidência da República, obteve cerca de 20 milhões de votos. Questionado sobre o assunto, Campos afirmou que é preciso avaliar que a população quer mudanças e não fazer leitura dos números para candidato "A, B ou C".

"Em 2010, a essa altura, as pesquisas indicavam a Marina com estamos hoje. As pesquisas hoje, para quem entende e estuda, elas servem não para fazer a leitura do número absoluto do candidato A, B ou C, tem que ler para onde o vento está soprando, e os ventos mostram que 73% da população querem mudanças", disse.

Lula

Indagado se irá manter a candidatura caso o ex-presidente Lula concorra na disputa presidencial deste ano, Eduardo Campos afirmou que o "caminho" que o governo irá tomar deve ser escolhido "na forma e no tempo que eles quiserem".

"Quanto ao caminho que as forças governistas vão tomar, quem pode fazer isso é o campo governista. Nós aqui já resolvemos nossas vidas e agora vamos em frente, eles que resolvam na forma e no tempo que eles quiserem", completou.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO