Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Política

Juiz envia ao Supremo relatos de café diferenciado a presos do mensalão

11.04.2014
09:13
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O juiz Mário José de Assis Pegado, da Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, enviou documento ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quinta-feira (10) para informar o presidente do tribunal, Joaquim Barbosa, sobre relatos de detentos que apontaram tratamento diferenciado a presos do processo do mensalão que estão na penitenciária da Papuda - estão no local o ex-ministro José Dirceu e Marcos Valério e seus ex-sócios.

O documento apresenta depoimentos do dia 26 de março de dois detentos investigados por posse de drogas dentro da cadeia, mostrados em reportagem do "Jornal da Globo" na última segunda (8). Os presos relataram episódios ocorridos em janeiro deste ano, quando ainda estavam na Papuda o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-deputado Valdemar Costa Neto, atualmente em outro presídio específico para quem têm autorização para trabalho externo.

Segundo os presos, os condenados do mensalão recebiam café da manhã diferente dos outros internos. Um deles, que trabalhava na distribuição do café, afirmou "que foi chamado atenção porque pegou um pouco do café do mensalão" e "que os presos do mensalão são os únicos que recebem café puro, além de duas frutas".

Em outro depoimento, um segundo detento disse "que o café dos internos é todão (achocolatado) com leite em pó e água e o café do mensalão é café e leite puro, com uma fruta" e "que os demais internos não têm fruta".

As declarações dos presos foram dadas em audiência na Terceira Vara de Entorpecentes do DF em processo que apura o fornecimento de drogas dentro da prisão.A defesa de Dirceu negou alimentação diferenciada e disse que, eventualmente, o cliente compra café diferente na cantina.

Na semana passada, Joaquim Barbosa determinou que as autoridades do sistema penitenciário do Distrito Federal tomassem providências para acabar com "aparentes regalias" a presos do mensalão.

Além de alimentação diferenciada, reportagens também apontaram visitação fora do horário permitido. Barbosa pediu informações sobre as providências adotadas e poderá analisar pedido do Ministério Público de transferência dos condenados no mensalão para presídios federais.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO