Mato Grosso, 07 de Maio de 2024
Política

Processo para cassar Genoino deve ser aberto na próxima terça, diz Alves

28.11.2013
10:34
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, afirmou na noite desta quarta-feira (27) acreditar que será instalado na próxima terça (3) o processo de cassação do mandato do deputado José Genoino (PT-SP), condenado a 6 anos e 11 meses de prisão por participar do esquema do mensalão.

Mais cedo, a junta médica da Casa que examinou o Genoino apresentou laudo médico que diz que o petista não possui doença que justifique aposentadoria por invalidez.

"Espero que instale [processo de cassação]. Na terça-feira, a Mesa Diretora estará reunida para isso. Acho que é provável iniciar o processo. É provável, mas a Mesa que vai decidir", afirmou Henrique Alves.

O ex-presidente do PT enviou em setembro, dois meses depois de passar por uma cirurgia de coração, pedido para ser aposentado na Câmara por invalidez. No entanto, os médicos escalados pelo Legislativo para avaliar a doença de Genoino disseram que ele não apresenta cardiopatia grave a ponto de incapacitá-lo para o trabalho.

"Foi conclusivo. Pediram mais 90 dias para dar o parecer. No momento não há condições de considerar aposentado por invalidez", afirmou Henrique Alves ao ser indagado sobre a decisão da junta médica.

A Mesa Diretora da Câmara se reúne às 11h da próxima terça (3) para decidir se abre ou não processo de cassação de Genoino, já que ele não poderá ser aposentado. Apesar da disposição de Henrique Alves em iniciar o processo de cassação, o vice-presidente da Casa,  o petista André Vargas (SC), disse que o partido vai se posicionar contra a instalação do processo.

"O PT vai apresentar um voto. Eu vou apresentar um voto. Eu tenho essa posição. Acho que não cabe abertura de processo de cassação para ele nesta situação por vários motivos. Tem a ver com a questão da história dele. Mas o fato é que o Genoíno já é aposentado, ele está inválido temporariamente e não pode se defender", afirmou.

Para André Vargas, Genoino tem uma “história de vida” e precisa ter a “honra” resguardada. “A aposentadoria por invalidez seria a forma honrosa do Genoino terminar a sua história nesta casa.”

O vice-presidente da Câmara se empenhou pessoalmente em postergar a abertura de processo contra Genoino. Na semana passada, ele pediu vista (mais tempo para analisar a questão) e evitou que a Mesa Diretora decidisse sobre a abertura do procedimento para a perda de mandato.


IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO