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Vinte e três crianças e adolescentes, o equivalente a uma convocação inteira de uma seleção para a Copa do Mundo. Esta é a média de menores desaparecidos por dia no estado de São Paulo. No mundo, são cerca de um milhão de casos a cada ano. O futebol que une famílias na paixão por um time agora quer unir torcedores de diferentes bandeiras para conscientizar a população para este drama cotidiano.
Na próxima segunda-feira, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, pelo menos 161 clubes de 60 países - nove deles do Brasil - vão usar suas contas no Twitter e outras redes sociais para apoiar a campanha de solidariedade global Football Cares (o futebol se importa, em português).
- Nossa missão é garantir que cada criança tenha um lugar seguro para crescer. Futebol é um esporte global que está nos ajudando a atacar um problema global. Temos orgulho dessa parceria com os clubes para ajudar a unir crianças desaparecidas às suas famílias - afirmou Bob Cunningham, CEO do Centro Internacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas (ICMEC na sigla em inglês).
Alguns dos mais populares clubes do mundo, como Barcelona, Bayern de Munique, Chelsea, Juventus, Liverpool e Milan, se juntaram à Roma, pioneira na parceria com o ICMEC e articuladora da campanha conjunta deste ano. Nove brasileiros também confirmaram presença na campanha, segundo o escritório do ICMEC para a América Latina: Corinthians, Coritiba, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Paysandu, Santos e Vasco. O ICMEC ainda aguarda a confirmação de outros times do país e do exterior para se juntar à iniciativa ao longo do fim de semana.
O impacto esperado da ação é proporcional à paixão que essas equipes despertam pelo mundo. Juntos, os dez times europeus com mais seguidores no Twitter entre os participantes da iniciativa alcançam 83,6 milhões de pessoas. Eles se somam aos mais de 26,2 milhões de seguidores dos nove times brasileiros em conjunto.
Os dez clubes estrangeiros participantes com mais seguidores no Twitter:
Os seguidores no Twitter dos clubes brasileiros participantes:
- O futebol é o esporte mais popular do mundo e o ICMEC reconhece o potencial dos clubes de ampliar nossos esforços em divulgar a situação das crianças desaparecidas através de sua incrível presenças nas mídias sociais - afirmou a vice-presidente de programas do ICMEC, Caroline Humer.
Seis crianças divulgadas pela Roma foram encontradas
O pontapé inicial na cooperação do futebol com o ICMEC foi dado ano passado pela Roma. Durante a pré-temporada, os anúncios no Twitter das contratações de reforços como Mert Cetin, Chris Smalling, Davide Zappacosta e Henrikh Mkhitaryan eram acompanhados de vídeos com imagens de crianças desaparecidas em todo o mundo. Seis menores veiculados nos vídeos da Roma já foram encontrados e reunidos às suas famílias em segurança - três na Inglaterra, um na Bélgica e dois no Quênia.
A ideia foi do Diretor de Estratégias da Roma, Paul Rogers, inspirado em campanhas similares feitas no passado, como as fotos de crianças desaparecidas que ilustravam caixas de leite e o clipe da música Runaway Train, da banda americana Soul Asylum, que também deu visibilidade a menores afastados de suas casas.
- Nós pensamos que poderíamos fazer algo similar com a Roma, mas atualizando para a atual geração. Queríamos usar a natureza viral dos anúncios de contratações nas mídias sociais para ajudar a aumentar a visibilidade de crianças desaparecidas - contou o executivo britânico, por e-mail.
- Nós usamos nossas mídias sociais não para autopromoção mas para ajudar crianças desaparecidas - completou Rogers.
Depois da bem sucedida campanha do ano passado, a Roma trabalhou em parceria com o ICMEC para reunir o máximo possível de clubes para fortalecer a iniciativa Football Cares.
- Por maior que fosse o sucesso que uma campanha da Roma pudesse ter, fazer isso sozinho nunca teria o mesmo poder que podemos alcançar se trabalharmos com clubes de todo o mundo - disse Rogers.
O ICMEC ressalta que não é possível associar diretamente as recuperações com a divulgação dos rostos no Twitter dos clubes, já que há outros mecanismos de busca e reconhecimento de crianças desaparecidas. Mas o instituto comemora o envolvimento dos times de futebol, por potencializar as chances de sucesso da campanha.
- Com o enorme alcance de seus seguidores, esperamos que alguém, em algum lugar, possa reconhecer uma das crianças desaparecidas nos vídeos e levar uma criança a se reunir com seus entes queridos - encerrou Bob Cunningham.
Todos os clubes confirmados na campanha até quinta-feira (21/5), por país:
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