Mato Grosso, 02 de Maio de 2024
Mato Grosso

Com pais na UTI, mulher faz vídeo e reclama demora em exames para Covid-19

15.06.2020
16:24
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • O vídeo, postado em sua página no Facebook, chegou a ‘desaparecer’, mas foi repostado à noite.

    Foto: Reprodução/Facebook

A demora na realização de exames para Covid-19 em seus pais levou uma moradora de Lucas do Rio Verde a gravar um vídeo e postar em suas redes sociais. O vídeo, postado em sua página no Facebook, chegou a ‘desaparecer’, mas foi repostado à noite.

 

No vídeo, Valéria Andrade faz um relato detalhado sobre a semana difícil vivido por sua família. Em pouco mais de 40 minutos, ela conta que quatro pessoas de sua família apresentaram sintomas da Covid-19. Os pais e o esposo tiveram que ser internados e ela deu assistência aos três, mesmo tendo apresentado quadro febril.

 

De acordo com Valéria, ela levou os três para o PAM (Pronto Atendimento Médico) no domingo (07). O pai ficou internado em observação, já que é cardiopata e precisava de cuidados específicos. A mãe fez coleta de exame para Covid-19, mas foi liberada para voltar para casa. 

 

O esposo, que estava se sentindo mal há uma semana, não fez coleta para exame da Covid-19 seguindo orientação da equipe de saúde. Ele retornou pra casa, mas como voltou a ficar ruim foi levado pela esposa para o PAM, tendo ficado internado após teste rápido confirmar a Covid-19. Ele ganhou alta e encontra-se em casa.

 

A mãe, que havia sido liberado, foi levada novamente para o PAM e, depois de processos burocráticos, foi hospitalizada.

 

Preocupada com o quadro de saúde do pai, Valeria buscou encaminhamento para uma clínica e hospital particulares, mas encontrou dificuldades junto ao Hospital São Lucas. Na clínica, Valeria foi orientada a agir com rapidez em razão da situação de saúde do pai que estava se agravando e acabou hospitalizando o pai em um hospital particular em Sorriso.

 

No sábado, com problemas respiratórios, o paciente foi levado à UTI. Também no sábado veio a confirmação para Covid-19.

 

Em relação à mãe, assim que recebeu o resultado do exame para Covid-19, foi orientada a buscar exames aprimorados e foi transferida para Sorriso, no mesmo hospital para onde foi levado o pai de Valeria. Por causa do pulmão bastante debilitado em razão da Covid-19 por falta de medicação adequada, a paciente foi internada na UTI.

 

“A minha intenção de fazer o relato, compartilhando com vocês o que passamos ao longo da semana, se eles (hospital e PAM) tivessem dado tratamento adequado, feito os testes eles, já tinham tomado a medicação e nós talvez não precisássemos passar por essa situação”, reclama Valeria, acreditando que se o pai tivesse permanecido internado em Lucas do Rio Verde poderia ter vindo a óbito já que ele vinha sendo acompanhado por causa dos problemas de cardiopatia.

 

Além de expor os relatos sobre o atendimento, Valéria chama a atenção para o trabalho da equipe de enfermeiros e médicos e dos próprios pacientes, que se ajudam para conseguirem buscar a cura. No vídeo, Valéria reclama que na ala que houve a internação dos familiares são atendidas pessoas com suspeita de Covid e outras doenças.

 

“Tá complicado, essa é a situação da saúde. Então, se cuidem, usem máscara, se protejam, se depender da estrutura que tem em Lucas a gente morre”, lamenta. “Espero que minhas palavras sejam de auxílio para algumas pessoas”.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO