Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Esportes

Em noite de Bam Adebayo, Heat faz 4 a 2 nos Celtics e encara os Lakers na final da NBA

28.09.2020
08:57
FONTE: Globo Esporte

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Em noite de Bam Adebayo, Heat faz 4 a 2 nos Celtics e encara os Lakers na final da NBA

    Foto: Reuters

Primeiro, eles atropelaram o Indiana Pacers. Depois, derrubaram o Milwaukee Bucks do MVP Giannis Antetokounmpo. E nesse domingo, eliminaram o talentoso Boston Celtics do maestro Brad Stevens. O Miami Heat fez o que poucos imaginavam lá no comecinho da temporada: encantou sem superastros mas com um jogo eficiente, derrubou favotitos e chegou à final da NBA pela primeira vez em sua era pós-LeBron James. A classificação veio com uma vitória por 125 a 113 sobre o tradicional time verde, fechando a final da Conferência Leste em 4 a 2.

 

O grande nome da noite foi Bam Adebayo, que se agigantou para conduzir sua equipe com maestria, dominante no garrafão do time de Massachusetts ao conseguir 32 pontos e 14 rebotes. Na quarta-feira, às 22h, o Heat volta à quadra para o primeiro duelo contra os Lakers na grande final.

 

Tudo que o torcedor dos Celtics queria era um Jayson Tatum consistente. Não foi o que aconteceu. Apesar de sair de quadra com 24 pontos e 11 assistências, o craque sofreu da síndrome do vagalume: nenhum ponto no primeiro quarto, 12 no segundo, 5 no terceiro e 7 no último. Jaylen Brown conseguia ser regular, e com boas partidas de Marcus Smart e Kemba Walker, o Boston seguiu firme na batalha.

 

O Heat se apoiava em Jimmy Butler e Bam Adebayo. E se Butler sumia no segundo tempo, Adebayo decidia seguir seu show. O pivozão estava mordido, havia se responsabilizado pela derrota no jogo 5, e acabou se redimindo com uma noite de estrela. Para azedar a situação para os Celtics, coadjuvantes como Iguodala, Tyler Herro e Duncan Robinson decolaram no segundo tempo.

 

Jaylen Brown, Marcus Smart e Grant Williams davam ótimas contribuições defensivas, mas o conjunto do Miami estava determinado a avançar à grande final. No último quarto o Heat se impôs, vencendo a parcial por 37 a 27 e ajustando sua defesa por zona de maneira que os Celtics voltaram a ter dificuldades ofensivas. O time local abria 14 pontos num piscar de olhos, o Boston estava eliminado.

 

 

Os destaques da partida

Miami Heat

Bam Adebayo - 32 pontos, 14 rebotes, 5 assistências, 1 roubada

Jimmy Butler - 22 pontos, 2 rebotes, 8 assistências, 1 roubada

Tyler Herro - 19 pontos, 5 rebotes, 7 assistências

Andre Iguodala - 15 pontos, 3 rebotes, 1 assisntência e 2 roubadas

Duncan Robinson - 15 pontos, 6 rebotes, 1 assisntência e 1 roubada

 

Boston Celtics

Jaylen Brown - 26 pontos, 8 rebotes, 4 assistências, 3 roubadas

Jayson Tatum - 24 pontos, 7 rebotes, 11 assistências, 2 roubadas e 1 toco

Marcus Smart - 20 pontos, 8 rebotes, 2 assistências e 2 roubadas

Kemba Walker - 20 pontos, 2 rebotes, 5 assistências

 

Heat intragável no crunch time

Antes do jogo 6, quatro jogos haviam sido decididos no chamado crunch time (placar em menos de 5 pontos nos últimos 5 minutos). Em 18 minutos de crunch time na série, o Heat superou os Celtics em 23 pontos, vencendo três dos quatro jogos encerrados nessa situação. Nesse domingo, o time deu novo show na reta final, mostrando que é osso duro quando joga na pressão.

 

Escrita a favor do Heat

O Miami Heat jamais perdeu uma série de playoff depois de abrir 2 a 0. Em 14 situações, a equipe sempre avançou depois de vencer os dois primeiros jogos. Com a vitória dessa sexta-feira, o time da Flórida mantém a escrita.

 

Sonho do Heat com um título heroico

O último time a ter se classificado aos playoffs em 5º ou em posição inferior e ganhar um título da NBA foi o Houston Rockets, em 1995, ao bater o Magic, sexto do Oeste naquela temporada.

 

6ª final seguida de Iguodala

Com a conquista da vaga para a final com o Heat, Andre Iguodala vai para sua 6º decisão de NBA seguida. Todas as cinco situações anteriores foram pelo Golden State Warriors.

 

COMO FOI A SÉRIE

(5º) Miami Heat 4 x 2 Boston Celtics (3º)

Jogo 1: Heat 117 x 114 Celtics

Jogo 2: Heat 106 x 101 Celtics

Jogo 3: Celtics 117 x 106 Heat

Jogo 4: Celtics 112 x 109 Heat

Jogo 5: Heat 108 x 121 Celtics

Jogo 6: Celtics 113 x 125 Heat

 

O JOGO

1º Quarto - Defesa pressiona, e Heat largam na frente

Determinados a começar bem na defesa, Heat e Celtics tiveram um começo de jogo sem grande produção ofensiva, com baixo aproveitamento de arremessos e decisões ruins. A defesa do Heat foi especialmente eficiente, ao permitir só 4 pontos nos 4 primeiros minutos.

 

Jimmy Butler e Bam Adebayo eram os destaques do Heat, mas Marcus Smart calibrava a mão. Com 2 arremessos de três seguidos, ele colocou o Boston na liderança. Com as peças secundárias aparecendo bem no ataque, o Heat retomava a liderança e até construía uma vantagem. O time foi para o segundo quarto vencendo por 33 a 27.

 

2º Quarto - Jayson Tatum acorda no jogo, mas Heat sustentam a liderança

Jayson Tatum tinha mais um início de partida decepcionante e seguiu com problemas no início do segundo quarto. Com sua grande estrela mal, o Boston não conseguia ameaçar no placar, apesar de um Marcus Smart confiante nas bolas de fora. No Heat, Butler seguia dando as cartas e se firmava como destaque do primeiro tempo.

 

Tatum conseguia converter seus arremessos primeiros, saindo do zero na pontuação. Os Celticas se apoiavam nas bolas de três e colavam no placar, fazendo com que o tecnico Erik Spoelstra pedisse tempo. Tatum rapidamente se tornava cestinha dos Celtics com 12 pontos, além de 8 assistências. Ao fim do primeiro tempo, o Heat vencia por 62 a 60.

 

3º Quarto - Adebayo e Iguodala brilham e o Heat abre boa vantagem

Marcus Smart teve um grande começo de terceiro período, sendo responsável pela liderança que os Celtics assumiam nos primeiros minutos. Só que no Heat, a energia e a agressividade de Butler e Adebayo davam resultado.

 

A defesa dos Celtics não conseguia ser brilhante e o Miami aproveitava. Como resultado, Iguodala dava seu show e sua equipe abria 8 pontos. No fim, o Boston conseguiu impôr um pouco mais de pressão defensiva, e ao fim do período, o Heat vencia por apenas 2 pontos.

 

4º Quarto - Heat engrena no ataque, Celtics não têm reação e são eliminados

Logo no início do quarto, um susto para os Celtics, com Jaylen Brown sentindo a perna depois de uma enterrada. O jogador voltou para o jogo. Com ótimas participações defensivas de Jaylen Brown e Grant Williams, os Celtics encontravam seu melhor momento no jogo, abrindo 6 pontos.

 

Tyler Herro tinha a frieza para converter dois arremessos importantes a menos de 8 minutos do fim, demolindo a vantagem construída pelos Celtics. Tatum e Adebayo travavam uma batalha ofensiva à medida que o jogo ia para os minutos finais, os times colados no placar.

 

Novamente Herro desequilibrava no ataque. A defesa do Heat por zona causava problemas para os Celtics, e o time da Flórida, num piscar de olhos, desgarrava no placar. A vantagem chegava a 14 pontos a menos de 2:30, e a eliminação dos Celtics passava a ser questão de tempo.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO