Mato Grosso, 11 de Maio de 2025
Politica

Garganta inflamada

02.06.2017
08:30
FONTE: Maria Clara Vieira

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • 100875202_wide

A saúde intestinal é cada vez mais associada à prevenção ou ao controle de doenças. Mas, no congresso anual do Colégio Americano de Medicina Esportiva, que estou acompanhando ao vivo e a cores, ficou claro o papel dos exercícios físicos pelo bem do aparelho digestivo.Com a chegada dos dias mais frios, começa  a reclamação das crianças com a dor de garganta. Aí surgem as dúvidas: precisa de antibiótico, anti-inflamatório? O primeiro ponto é entender que há diversos locais na garganta que podem ser afetados e cada um deles merece um tipo de tratamento. Confira!

 

FARINGITE OU AMIDALITE

O que é — Infecções na faringe ou na amídala. Podem ser de origem viral ou bacteriana (quadros mais severos, com pus). Também conhecido como faringoamidalite quando afetam ambas ao mesmo tempo.

 

Sintomas — Seu filho pode ter dificuldade para comer, apresentar febre, dor de cabeça, de garganta e mau hálito.

 

Tratamento — Quando for uma infecção por bactéria, o médico prescreve antibiótico, ou, nos quadros virais, é necessário apenas analgésico e anti-inflamatório para melhorar o estado da criança.

 

Prevenção — Evite lugares fechados e com muitas pessoas, já que as gotículas da saliva no ar transmitem os micro-organismos. Crianças que respiram pela boca estão mais expostas a infecções porque os pelos e o muco do nariz são uma barreira natural contra a entrada de vírus e bactérias. Se esse é o caso do seu filho, fale com o pediatra.

 

LARINGITE

O que é — Inflamação da laringe, o órgão da voz. Causada, geralmente, pelo vírus do resfriado comum.

 

Sintomas — Tosse rouca, dor (apenas ao tossir), rouquidão e perda da voz.

 

Tratamento — O melhor a fazer é a criança descansar a voz, evitando gritar, por exemplo, além de utilizar os remédios receitados pelo médico para aliviar os sintomas. Oferecer bastante líquido para o seu filho auxilia no processo de cura.

 

Prevenção — Assim como no caso da amidalite e da faringite, o melhor é evitar aglomerações e locais fechados e também o contato com pessoas doentes.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO