Mato Grosso, 22 de Julho de 2025
Nacional / Internacional

Gêmeos passam em medicina da USP e economia da Unifesp pelo Sisu

19.01.2016
11:30
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Rafael e Fernando são irmãos gêmeos e conseguiram vaga na Unifesp e USP pelo Sisu, com a nota do Enem
Os irmãos gêmeos Fernando e Rafael de Lima Monteiro, de 17 anos, foram selecionados pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e já garantiram vaga em cursos concorridos de importantes universidades de São Paulo. Fernando passou na medicina da Universidade de São Paulo (USP), no campus de Ribeirão Preto, e Rafael em ciências econômicas na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no campus de Osasco.

Ambos cursaram o ensino médio no Instituto Federal de São Paulo, e fizeram cursinho pré-vestibular. Foi a primeira vez que a USP aderiu ao sistema que classifica os candidatos por meio do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Na estreia, a universidade não conseguiu selecionar candidatos para 11 cursos, e em outros sete não preencheu o número total de vagas.

A lista da chamada regular do Sisu foi divulgada pelo Ministério da Educação nesta segunda-feira (18).

Para Fernando, o fato de ter conseguido disputar uma vaga na USP via Enem foi bom. "O Enem não é tão conteudista como a Fuvest, isso facilita a vida de quem veio da escola pública." Fernando cursou o ensino médio no Instituto Federal de São Paulo, onde fazia o técnico de informática integrado ao normal. No passado, fez cursinho no Etapa. "Tive de fazer cursinho porque o meu ensino médio foi muito técnico, eles não estavam muito preocupados com o vestibular."

Para concorrer as vagas da USP pelo Sisu, o candidato tinha de necessariamente ter cursado o ensino médio na rede pública de ensino.

Fernando teve média de 825 no Enem, e nota 940 na redação. Segundo ele, com os pesos exigidos pela USP sua nota subiu para 850. "Achei que fosse conseguir a vaga porque ainda tinha um folga em relação à nota de corte [fechou em 834]", afirma.

O estudante comemorou a aprovação, fará a matrícula, mas adianta que está de olho mesmo nas vagas das universidades públicas de São Paulo. Além do Enem, ele fez as provas da Fuvest, Unesp, Unifesp e Unicamp e agora aguardo os resultados.

Dedicação

Rafael diz que para se preparar, no ano passado, estudava o tempo todo, até nos intervalos das aulas. "Foi bem estressante." Ele fazia cursinho de manhã e depois seguia para as aulas do ensino médio. "Fiz muitas provas antigas do Enem, da Fuvest, porque sempre cai coisas parecidas."

Para ele, o cursinho foi fundamental para "corrigir problemas da escola pública que quem está na rede particular não vai sofrer." O estudante acredita que a prova do Enem se equipa aos vestibulares, por isso o exame é justo para selecionar os candidatos.

Aliviado com a vaga garantida na Unifesp, Rafael agora espera a divulgação do resultado da Fuvest. É na USP que ele pretende estudar.

A mãe dos garotos, a contabilista Rosângela Batista de Lima, de 50 anos, dizem que eles sempre foram estudiosos. "Mas não foi fácil, no ano passado eles estudaram muito."

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO