Mato Grosso, 07 de Julho de 2025
Mato Grosso

Grupo teatral de MT é premiado em festival na Argentina

14.10.2015
08:19
FONTE: ExpressoMT com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

A Cia Revelação de Teatro de Campo Novo do Parecis foi o único grupo do Brasil no 7° Festival Mundial de Teatro Adolescente, realizado de 6 a 12 de outubro, em Buenos Aires, Argentina. Elencos das cidades de Caba, González Chavez, Pilar, Marcos Paz, Los Polvorines, Berazategui, Tucuman, Jujuy, Santiago Del Estero, Córdoba, Mendoza, Corrientes, Colombia, Chile, Brasil e México participaram da disputa.

A apresentação do Grupo brasileiro aconteceu na noite do sábado (10), em Buenos Aires, e o resultado saiu na noite de segunda-feira (12). A delegação de artistas de Campo Novo do Parecis apresentou o Espetáculo “O Beijo da Lua e da Vitória Régia”, texto de Wanderson Lana, sob Direção Geral de Francislaine Almeida, trazendo para o Brasil prêmios de Melhor Direção, Melhor Figurino, Melhor Cenário, Melhor Maquiagem, Melhor Espetáculo do Festival e ainda teve “Raissa Del Barco” – que interpretou a personagem “Coruja” - eleita a Melhor Atriz do festival.

A seleção para o Festival
Das 82 propostas enviadas para a Seleção do 7° Festival Mundial de Teatro Adolescente, apenas 22 espetáculos do mundo foram escolhidos para participar dessa  edição que acontece em Buenos Aires, Argentina. 

Do Brasil apenas dois grupos foram contemplados para o Festival, Cia Revelação de Teatro e COC Novo mundo. O evento acontece de 6 a 12 de outubro em Buenos Aires e a Cia de Teatro camponovense sob ao palco no dia 10 outubro, às 21h, no auditório Kraft. O grupo COC não pode estar presente, restando a Cia Revelação representar o país.

A Cia Revelação de Teatro, do Departamento de Cultura  da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Campo Novo do Parecis-MT, apresentou  “O beijo da Lua e da Vitória Régia”, texto de Wanderson Lana, sob Direção de Francislaine Almeida

Para Francislaine Almeida, instrutora de Teatro pelo Departamento de Cultura e Diretora da Cia Revelação de Teatro, a felicidade transborda e a ansiedade já toma conta de todo o grupo. “O resultado da seleção desse Festival vem para nos mostrar que estamos no caminho certo, trabalhando as artes cênicas de maneira a desenvolver cada vez mais o profissionalismo”, conta.

O Espetáculo “O beijo da Lua e da Vitória Régia”
Rafaela Alves Salomão em seu trabalho de conclusão do Curso de Licenciatura em Teatro, do Departamento de Artes Cênicas do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, 2014, fala sobre a obra:

“(...) O Beijo da Lua e da Vitória-régia se utiliza da lenda da formação do Rio Amazonas e da lenda da Vitória-régia. Jaci vinha se preparando desde criança para ocupar um espaço no céu, num tempo onde ainda não existia lua. Acontece que faltando pouco tempo para que esse momento chegasse ele conheceu Naiá, uma linda índia por quem se apaixonou. Como não é possível mudar o destino, Jaci teve que deixar a terra para enfeitar o céu. Jaci, agora Lua, chorou tanto que suas lágrimas correram para o mar, mas como suas lágrimas eram doce o mar não quis e acabou formando o Rio Amazonas. Naiá não suportando a tristeza, viu a Lua refletida no Rio e se joga nas águas, surgindo então a Vitória-régia. (...)”

Escrito por Wanderson Lana, autor matogrossense de Primavera do Leste-MT, e em Campo Novo do Parecis a obra teve sua primeira montagem dirigida pela atriz, Raíssa Del Barco, com integrantes das oficinas de teatro do Centro cultural Paresí, em dezembro de 2012.

Em 2013 a Cia Revelação assume o espetáculo, que passa então a ser dirigida pela diretora da Cia Francislaine Almeida.

Nesse mesmo ano, na direção de Francislaine Almeida, a Cia Revelação em sua noite teatral apresenta o espetáculo, onde é sucesso de público.

A Cia é convidada a participar, na cidade de Primavera do Leste-MT,  do VII Festival de Teatro Velha Joana que aconteceu entre os dias 10 e 15 de novembro de 2013, sendo este a primeira etapa do I Festival de Teatro Cena Mato Grosso com apoio da SEC - Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso e em parceria com três Cias do nosso Estado: Cia Teatro Faces de Primavera do Leste, Teatro Experimental de Alta Floresta e Grupo Tibanaré de Cuiabá.

A Cia Revelação de Teatro
Fruto das Oficinas de Teatro do Centro Cultural Paresí, administrado pelo Departamento de Cultura, a Cia esta em atividade desde 2002 e com elenco de atores com idade entre 15 e 22 anos.

Tem em seu currículo uma vasta lista de premiações e participações em várias cidades do Estado de Mato Grosso e do Brasil, no FRINGE, Festival de Teatro de Curitiba, um dos maiores da América Latina.

No hall de espetáculo da Cia destacam-se: Os saltimbancos, O pequeno príncipe, Divas no Divã, Parangolé, O beijo da Lua e da Vitória régia e O Circo, que já foi apresentado para mais de 800 pessoas.
A Cia Revelação tem preparado as turminhas de base sendo elas o grupo Revelação Teen, que é destinada para o público infanto-juvenil, e o Revelação Kids, para as crianças a partir de seis anos de idade, resultado das Oficinas de Teatro ofertadas gratuitamente pelo Departamento de Cultura.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO