Mato Grosso, 16 de Abril de 2024
Mato Grosso

IFMT inaugura laboratório para testes de Covid-19 em Alta Floresta

11.07.2020
09:03
FONTE: G1 MT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • IFMT inaugura laboratório para testes de Covid-19 em Alta Floresta

    Laboratório será o único da região a fazer testes PCR para coronavírus — Foto: Divulgação

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, vai inaugurar laboratório para testes de Covid-19 neste sábado (11).

 

O laboratório será o único da região a fazer testes PCR para coronavírus.

 

O Laboratório de Biologia Molecular para detecção de Covid-19 será o única da região e atenderá os municípios de Alta Floresta, Carlinda, Paranaíta, Nova Monte Verde, Nova Bandeirantes e Apiacás.

 

O laboratório terá capacidade para fazer 480 testes RT-PCR por semana, considerado o melhor pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo alto índice de precisão e confiabilidade.

 

Hoje as cidades da microrregião de Alta Floresta só fazem os chamados “testes rápidos”, que têm alto índice de falso-positivo ou falso-negativo.

 

Já os testes PCR realizados atualmente são enviados para Cuiabá e demoram até 20 dias para ficarem prontos. Com o novo laboratório, a região terá uma melhor controle epidemiológico da doença.

 

Mato Grosso já registrou mais de 26 mil casos de Covid-19 e 961 mortes pela doença, até essa quinta-feira (9), segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES)

 

A criação do laboratório é uma parceira do IFMT com o Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, prefeitura de Paranaíta e o Consórcio de Saúde dos Municípios do Polo de Alta Floresta. Essas instituições aportaram recurso financeiro para a compra de materiais e equipamentos, enquanto o IFMT entrou com o espaço físico e com os profissionais técnicos para a realização dos testes.

 

Caso a demanda por testes nesses municípios aumente, o laboratório tem a capacidade de dobrar a produção por semana, a depender da compra de mais insumos e um equipamento de análise.

 

O IFMT de Alta Floresta também desenvolve outras ações no combate à pandemia, como a produção de máscaras e de álcool líquido 70% e álcool em gel. Já foram produzidos oito mil litros desses produtos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO