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O laudo técnico sobre o acidente entre uma carreta e um ônibus de viagem, ocorrido no início do mês passado em Lucas do Rio Verde, aponta que falhas humanas e condições da rodovia contribuíram para a tragédia que deixou 11 mortos e 46 feridos. O documento, elaborado pelo Grupo de Perícia em Sinistro de Trânsito (GPER) da Polícia Rodoviária Federal (PRF), foi divulgado nesta segunda-feira (22).
Segundo o relatório, a rodovia apresenta pavimento sem segurança suficiente para os usuários, enquanto a carreta envolvida estava proibida de circular no período noturno e o ônibus trafegava em alta velocidade no momento da colisão. “O pavimento não garante segurança para os usuários. A carreta estava proibida de circular à noite e o ônibus estava em excesso de velocidade. Esses são os principais fatores identificados”, afirmou Victor Giovanni Pina de Mello, integrante do GPER.
O laudo também apresenta recomendações para reduzir o risco de novos acidentes. Entre as medidas sugeridas estão a melhoria da sinalização, especialmente em trechos sem acostamento, intensificação da fiscalização de veículos de carga durante a noite e reforço no controle de velocidade com instalação de radares e outros equipamentos. “A velocidade praticada na rodovia está incompatível com o risco que ela oferece. Por isso, sugerimos mais fiscalização e equipamentos de controle de velocidade”, acrescentou Victor.
O acidente ocorreu na noite do dia 8 de agosto. O ônibus, que tinha como destino a cidade de Sinop, transportava 66 passageiros e tinha capacidade para 70.
A divulgação do laudo reforça a necessidade de atenção redobrada à segurança viária no trecho da BR-163 em Lucas do Rio Verde, considerado crítico devido ao volume de tráfego e às condições atuais da rodovia.
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