Mato Grosso, 18 de Abril de 2024
Politica

Na medida da dieta: opções para quem não gosta de jantar

24.04.2013
10:50
FONTE: Gnt

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

Pular refeições não é recomendado para quem deseja emagrecer ou seguir uma orientação nutricional saudável, mas você pode adaptar a alimentação ao seu paladar. Quem chega muito tarde do trabalho ou, simplesmente, não gosta de fazer um jantar completo, pode encontrar outras opções pouco calóricas para este momento do dia. De acordo com a Alessandra Almeida, nutricionista da Clínica Andréa Santa Rosa, “a tendência é que ao final do dia nosso metabolismo comece a diminuir de velocidade, necessitando de menos energia. Neste caso, refeições leves são as indicadas”. Veja as sugestões:

Sopa

“Escolha alimentos que ajudem a alcalinizar o sangue, facilitando a eliminação de toxinas e gorduras, como gengibre, cardamomo, limão, ervas frescas ou desidratadas, alho poró, aipo, brócolis, couve, couve flor, abobrinha, espinafre”, orienta Alessandra. A nutricionista e personal diet Karla Oliveira completa: “Nada de sopa industrializada, caldos em tabletes, carnes gordas, massas e batata inglesa. Legumes, aveia, quinoa, carne magras e vegetais folhosos verde escuros são bem-vindos”. 

Omelete

De acordo com Karla Oliveira, “omelete com salada é uma excelente opção para um jantar leve. A porção do omelete para uma pessoa deve ser de duas claras e uma gema com recheio de queijo branco, legumes e folhosos, cogumelos salteados, peito de frango desfiado ou soja texturizada”. Para Alessandra “você também pode adicionar espinafre, brócolis, alho-poró, ervas desidratas, cebola roxa, tomatinho cereja e palmito. São ingredientes com valor calórico reduzido e que possuem uma quantidade razoável de vitaminas e minerais. O importante é sempre dar preferência aos ovos do tipo caipira, que são mais nutritivos e não recebem adição de hormônios”.

Sanduíche

Para Karla, um sanduíche bem equilibrado promove saciedade e não compromete a dieta. “Pão integral, pasta de soja, atum, alface, tomate e cenoura é um bom exemplo para substituir o jantar. Você também pode trocar o pão pela massa pronta de wrap, que possui menor quantidade de carboidrato”. Alessandra recomenda incluir uma gordura boa: “Inclua uma colher de sopa de azeite, amêndoas semi tostadas, castanhas, sementes de girassol ou de abóbora sem sal, chia ou macadâmia torrada”.  

Shakes e smoothies

Segundo a personal diet Karla Oliveira, “shakes e smoothies são bebidas que permitem muitas variações, mas a base para o preparo deve ser leite desnatado, fruta congelada para dar mais cremosidade, cereal ou sementes de aveia, linhaça e chia”. Ela também recomenda incluir uma colher de sopa de colágeno em pó. Para Alessandra, “as frutas vermelhas combinam muito bem com este tipo de preparação. Elas são leves e possuem boa carga antioxidante”. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO