Mato Grosso, 18 de Julho de 2025
Nacional / Internacional

'Ouvido biônico' faz deficientes voltarem a ouvir em Pouso Alegre

22.06.2012
15:15
FONTE: G1

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

O implante do "ouvido biônico" realizado em uma clínica de Pouso Alegre (MG) oferece a possibilidade de deficientes auditivos voltarem a ouvir. No entanto, o procedimento ainda não é feito pelo SUS e a cirurgia é muito cara. Só o aparelho que realiza o procedimento custa R$ 80 mil. A maioria das pessoas que fazem o implante são através de planos de saúde.

Segundo a Central Brasileira de Implante Coclear, o aparelho que é implantado nesse procedimento substitui o sistema auditivo do portador de deficiência. Ele é composto por duas partes: uma unidade interna ao ouvido, que leva os estímulos ao cérebro e outra externa, que funciona como uma antena para a captação do som. Todos são adaptados por meio da cirurgia.

Em todo o mundo, cerca de 50 mil pessoas utilizam o aparelho. No Brasil, cerca de duas mil pessoas estão usando este sistema de implante. A Clínica de Otorrinolaringologia de Pouso Alegre é a única credenciada para realizar o procedimento no Sul de Minas. Ela atende a 83 cidades da região. De 2009 até hoje, dez implantes foram realizados e cerca de 50 pessoas estão em processo de avaliação para a cirurgia.

Quando o atendimento é pelo SUS, a clínica de Pouso Alegre faz a avaliação e encaminha os pacientes para os centros onde o procedimento é feito de graça, em Juiz de Fora (MG) e São Paulo (SP). Depois que a cirurgia é realizada, as pessoas voltam à clínica, que faz o trabalho de reabilitação. A avaliação para colocar o implante é criteriosa e é realizada por uma equipe multidisciplinar com 15 profissionais, entre fonoaudiólogas, neurologistas, otorrinolaringologistas, assistentes sociais, pediatras e psicólogos.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO