Mato Grosso, 28 de Março de 2024
Economia / Agronegócio

Pesquisa aponta MT com a maior alta no valor de produção agrícola em 2020

24.09.2021
09:03
FONTE: Redação com Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: Agência Brasil | Arquivo

    Foto: Agência Brasil | Arquivo

Destaque no cultivo de soja, o principal produto de exportação do Brasil, milho e algodão, Mato Grosso teve alta de 35,7% no valor de produção agrícola em 2020, ano marcado pela pandemia da Covid-19, aponta a pesquisa PAM, Produção Agrícola Municipal 2020, do IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

 

O valor de produção agrícola foi de 58 bilhões de reais, em 2019, para 79 bilhões, no ano passado.

 

Campeão do ranking de valor da produção total, o estado aumentou sua participação nacional de 16,2%, em 2019, para 16,8%, em 2020.

 

Já o valor da produção brasileira aumentou de 361 bilhões, em 2019, para o recorde de 470 bilhões de reais, em 2020, uma alta de 30,4%.

 

O resultado positivo se deve, principalmente, à elevação do valor da produção da soja, do milho, do café e do algodão.

 

O estudo é uma das principais fontes de estatísticas municipais, levantando diversas informações, entre elas, área plantada, área colhida, quantidade produzida, rendimento médio obtido e valor da produção das culturas temporárias e permanentes.

 

A PAM mede as variáveis fundamentais que caracterizam informações sobre 64 produtos em todo o país.

 

O supervisor da pesquisa, Winicius de Lima Wagner, explica que o aumento do valor da produção agrícola é em parte relacionado aos efeitos da pandemia de Covid-19 no setor.

 

Segundo ele são dois fatores distintos: o primeiro deles foi o recorde na produção de grãos, que abrange o grupo de cereais, leguminosas e oleaginosas, totalizando mais de 255 milhões de toneladas; o segundo foi a elevação dos preços das culturas agrícolas, provocada, também, pela alta demanda durante a pandemia.

 

Isso fez com que o setor fosse beneficiado em um ano marcado pela crise econômica, que afetou os demais setores”, explica o pesquisador.

 

Em 2019, o Brasil se tornou o maior produtor de soja do mundo, ao ultrapassar os Estados Unidos e, em 2020, se manteve no topo do ranking.

 

 

Com as boas condições climáticas, Mato Grosso, maior produtor nacional de soja, somou mais de 35 milhões de toneladas, ou seja, 28,8% do total, e superou em 8,8% a safra de 2019. 

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO