O secretário de Cidades de Mato Grosso, Nico Baracat, morreu na tarde deste sábado (16) em acidente grave na BR 163. Ele estava acompanhado de outras pessoas e voltava de uma visita feita a três cidades do médio norte.
Segundo informações apuradas em primeira mão pelo ExpressoMT o carro que levava o secretário Nico Baracat de volta à capital do Estado se envolveu em acidente com dois caminhões. Baracat ficou preso às ferragens. Segundo informações, a camioneta S-10 rodou na pista e bateu na lateral de um dos caminhões. O outro, pra não se envolver na colisão, acabou tombando na lateral da rodovia.
Na camioneta S-10, ainda estavam o policial militar Joselino Carvalho que conduzia o veículo e Aparecido Reginaldo, servidor da Secretaria de Cidades. Aparecido ainda chegou a ser socorrido com vida e encaminhado para um hospital em Nova Mutum, mas acabou morrendo no trajeto. Já Baracat e Jovelino morreram no local. Os dois corpos já foram transladados para Diamantino, de onde seguirão para Cuiabá.
O acidente aconteceu por volta das 15:30 horas num local conhecido como Abacaxi distante cerca de 60 quilômetros de Nova Mutum, sentido Cuiabá. Houve princípio de incêndio num dos veículos.
Autoridades de Nova Mutum, como o prefeito Lirio Lautenchlager, vereadores, acompanham toda a apuração do acidente. Lírio já manteve contato com o senador Blairo Maggi, presidente da Assembleia, José Riva, e com o governador Silval Barbosa.
Agenda
Baracat participou ontem, em Sinop, de audiência para tratar do Plano de Habitacional de Interesse Social. Ele visitou o município, hoje de manhã, seguindo para Lucas do Rio Verde. Além de conhecer a estrutura da Escola Estadual Dom Bosco, Baracat anunciou a construção de um auditório, visitou a construção de um conjunto habitacional que está em construção no município, em parceria com os governos Estadual e Federal, e se reuniu com lideranças políticas locais, como o suplente de deputado federal Neri Geller, e o empresário Rogério Ferrarin, presidente do PMDB local. O secretário almoçou com as lideranças e depois seguiu para Cuiabá.
Segundo informações de pessoas próximas à família, o sábado seria de encontro dos Baracat, que moram em Várzea Grande. A família estaria reunida hoje à noite. O clima é muito pesar.
Trajetória
Ernandy Maurício Baracat de Arruda, ou simplesmente Nico Baracat, é de família tradicional de Várzea Grande. Em 1989 iniciou sua carreira política ao ser eleito vereador pelo Município de Várzea Grande, onde ocupou os cargos de Presidente da Câmara e Presidente da Comissão de Constituição e Justiça.
Em 1995 foi eleito deputado estadual, sendo reeleito para a Legislatura de 1999 a 2002. Na Assembléia Legislativa, ocupou os cargos de presidente da Comissão de Revisão Territorial, e membro das Comissões de: Constituição e Justiça, Execução Orçamentária, Educação, Cultura, Desporto e Seguridade Social. Oito anos depois ocupou o cargo de secretário-geral da Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso.
No ano de 2005 foi eleito vice- prefeito de Várzea Grande. Entre 2006 a 2009, Baracat atuou como secretário-geral do Diretório Regional do PMDB. No ano seguinte, ele ocupou o cargo de secretário-chefe de Gabinete do Governador do Estado. Entre 2010 a 1012, Nico atuou como 2º vice-presidente do Diretório Regional do PMDB.
LutoAo saber do trágico acidente, o governador Silval Barbosa decretou luto oficial no Estado por três dias.
Pesar
Amigos e partidários de Baracat lamentaram a morte do secretário. O presidente do PMDB em Lucas do Rio Verde, Rogério Ferrarin, foi informado do acidente no final da tarde. Ele afirmou que é uma grande perda a passagem de Baracat, especialmente pelo trabalho que o secretário vinha desenvolvendo na área habitacional do Estado.
O site ExpressoMT também se solidariza com os familiares de Baracat e lamenta a perda precoce do Secretário Matogrossense.