Mato Grosso, 26 de Abril de 2024
Mato Grosso

Tribunal de Justiça aprova criação de Vara Especializada da Infância e Juventude em Sorriso

02.08.2022
06:59
FONTE: Johnny Marcus | Rádio TJ – Cuiabá

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Foto: TJMT

    Foto: TJMT

A Comarca de Sorriso passará a contar com mais uma vara. Em decisão unânime, o Tribunal Pleno do Tribunal de Justiça de Mato Grosso aprovou a proposição do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Zuquim Nogueira, para a criação de Vara Especializada da Infância e Juventude.

 

De acordo com o Desembargador, “a nova unidade certamente influenciará positivamente na celeridade, presteza e efetividade na prestação jurisdicional, além de promover a especialização da Vara, o que é, sem dúvidas, mais eficiente e melhor visto pela população.

 

Desde a instalação da última vara cível em Sorriso, em 2004, houve crescimento populacional superior a 100%. Segundo estimativa do IBGE a população, em 2004, era de 48.400 pessoas e em 2020, o número subiu para 100.689 pessoas. Diante do aumento populacional, houve consequentemente um aumento das demandas.

 

Além disso, o acúmulo de competência para processar e julgar as demandas relativas à infância e juventude sobrecarregou as demais varas.

 

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin comemorou a criação da Vara. "Um dia histórico para nós. Sem sombra de dúvida é um avanço significativo para Sorriso e para os municípios vizinhos que dependem da justiça local”, afirmou.

 

 

O próximo passo é o envio da resolução à Assembleia Legislativa para criação da vara depois que a proposição for convertida em lei.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO