Mato Grosso, 29 de Março de 2024
Mato Grosso

Conselho alerta para cuidados na hora de comprar um terreno

14.06.2019
16:06
FONTE: Assessoria

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • CAU MT

    Divulgação

Antes de construir uma casa ou imóvel comercial, é necessário realizar a compra de um terreno adequado para o tipo de construção que deseja. Existe uma série de fatores que devem ser considerados como orientação do sol, ventos dominantes, topografia do terreno, drenagem, tipo de solo, localização urbana, entre outros.

 

Para o Coordenador da Comissão de Exercício Profissional do CAU/MT, João Antônio Silva Neto, possuir um terreno não significa que é possível construir qualquer edificação nela. “A prefeitura possui na secretaria de obras uma legislação que regulamentam as construções de acordo com sua área ocupada, área construída, índice de permeabilidade, altura e pavimentos da construção, áreas não edificáveis, tipos de usos permitidos e outros parâmetros”, destaca ele.

 

O arquiteto e urbanista é profissional técnico habilitado para realizar orientações prévias antes da compra do terreno ou realizar uma solicitação de orientação prévia a prefeitura, caso não existam parâmetros definidos para a zona em que o terreno se encontra.  Dessa forma, pode-se evitar problemas futuros com emissão de alvará de construção. 

 

Através de uma análise, o profissional elaborará um plano de ação ou um programa de necessidades, priorizando os desejos do cliente, o tipo da construção e o tamanho do lote. Para outros fatores característicos do terreno, existem uma série de soluções técnicas para cada demanda que o arquiteto e urbanista tem competência de implantar.

 

Um profissional técnico habilitado, vai dizer se a região da casa ou prédio comercial vale o investimento, levando em conta fatores como a proximidade com supermercados e farmácias, e o acesso ao transporte público. Pode ainda analisar o mapeamento da cidade, em que constam informações sobre a rede de esgoto no local e até o risco de possíveis alagamentos.

 

Com a definição do tipo de construção adequada ao que é permitido para o terreno, uma análise da localidade, é a melhor maneira de se começar um projeto e futuramente ter uma edificação regularizada, adequada, funcional e bonita.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO