Mato Grosso, 01 de Maio de 2024
Mato Grosso

Hospital São Lucas nega negligência em atendimento a paciente idoso

19.06.2020
09:38
FONTE: ExpressoMT

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

  • Hospital São Lucas nega negligência em atendimento a paciente idoso

    Foto: Divulgação

A direção do Hospital São Lucas negou em nota publicada em sua página nas redes sociais que tenha havido negligência no atendimento feito a um paciente idoso. O fato foi denunciado em vídeo gravado pela filha do paciente no último fim de semana. Na nota, o hospital também aborda um segundo vídeo, gravado pelo genro do paciente.

 

Veja também:

+ Com pais na UTI, mulher faz vídeo e reclama demora em exames para Covid-19

 

Os vídeos foram gravados por Valéria Andrade e seu esposo Gerson. No vídeo, Valéria reclama a demora na realização de exame para Covid-19 em seu pai. Ela detalhou que o atendimento foi feito para cardiopatia, uma das enfermidades enfrentadas por ele. A direção do São Lucas confirma que essa era a suspeita, já que o paciente apresentava um desconforto abdominal inespecífico. Também foi negado que o idoso tivesse tido contato com pessoas infectadas pela Covid-19. Quando Valeria teria mencionado que houve o contato, a equipe médica iria direcionar o atendimento, mas ela decidiu transferi-lo para um hospital particular de Sorriso.

 

Em relação ao vídeo gravado por Gerson, a direção rebate informações sobre o uso de banheiros e acesso a ala de pacientes suspeitos de Covid-19. De acordo com o São Lucas, são 20 leitos preparados, distribuídos de maneira segura, obedecendo as normas do Ministério da Saúde.

 

Na nota, a direção do São Lucas afirma que os vídeos divulgados pelo casal apresentam contradições. “A senhora Valéria critica a equipe de enfermagem e médicos, o que a teria levado a preferir as orientações de outro profissional enquanto o pai estava internado e recebendo o tratamento no Hospital São Lucas, sem que a família revelasse o contato com pessoas infectadas pelo novo corona vírus. O senhor Gerson elogiou a equipe profissional, se referindo a eles como guerreiros, colocando em xeque o planejamento feito por profissionais técnicos para atuar nesse momento de pandemia, onde os profissionais da área de saúde têm desempenhado um papel fundamental de enfrentamento”.

 

Segue, abaixo, a nota na íntegra.

 

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO HOSPITAL SÃO LUCAS

O Hospital São Lucas vem através desta apresentar seu posicionamento quanto ao conteúdo dos vídeos publicados pela senhora Valéria Andrade e seu marido Gerson, onde fazem acusações e críticas sobre os procedimentos realizados na rede de saúde pública de Lucas do Rio Verde.

 

A senhora Valéria relatou a internação de seu Pai, um idoso, segundo ela com 69 anos de idade, acometido por várias enfermidades crônicas, como Diabetes, Cardiopatia e uma infecção na Próstata. Ao dar entrada nesta unidade hospitalar, o paciente apresentava um desconforto abdominal inespecífico, que a princípio desconfiou-se que se tratava de uma insuficiência cardíaca. Foi solicitada uma avaliação especializada, e depois dessa avaliação, foi mantida essa suspeição, sendo adotados os procedimentos clínicos que comprovariam ou não essa condição do paciente. Ele foi internado para investigação, onde os procedimentos foram realizados de acordo com a sintomatologia apresentada e narrada pelo paciente e acompanhante. Existe o registro do profissional que realizou o atendimento de que paciente e acompanhante negaram qualquer contato com pessoas com sintomas de Covid-19. Quando a acompanhante revelou tal fato, foram tentados os procedimentos, mas ela resolveu, por conta própria, transferir o pai idoso para uma unidade particular na cidade de Sorriso, segundo a senhora Valéria relata no vídeo, com orientações de outro médico. Salientamos que não houve negligência por parte de nossas equipes no decorrer do atendimento.

 

Sobre o conteúdo do vídeo onde aparece o marido da senhora Valéria, o senhor Gerson, ele supõe que não exista um plano para este momento de pandemia. Em dado momento do vídeo, ele narra uma situação que não existe, se referindo a um banheiro para quarenta pessoas. Existe um banheiro com acesso pelo quarto e mais dois banheiros com acesso pela recepção exclusiva para pacientes com suspeita de Covid-19. São 20 leitos preparados, distribuídos de maneira segura, obedecendo as normas do Ministério da Saúde. Não são quarenta leitos como narrado pelo paciente. Esta ala foi separada e isolada de outros espaços do hospital, pensando justamente na segurança de pacientes e da equipe de profissionais, e faz parte do plano de enfrentamento.

 

Importante destacar que os vídeos divulgados pelo casal apresentam contradições. A senhora Valéria critica a equipe de enfermagem e médicos, o que a teria levado a preferir as orientações de outro profissional enquanto o pai estava internado e recebendo o tratamento no Hospital São Lucas, sem que a família revelasse o contato com pessoas infectadas pelo novo corona vírus. O senhor Gerson elogiou a equipe profissional, se referindo a eles como guerreiros, colocando em xeque o planejamento feito por profissionais técnicos para atuar nesse momento de pandemia, onde os profissionais da área de saúde têm desempenhado um papel fundamental de enfrentamento.

IMPRIMA ESSA NOTÍCIA ENVIE PARA UM AMIGO

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ENVIE SEU COMENTÁRIO