Os atos de violência registrados no trânsito ou mesmo os provocados por jovens e adultos que acabam em assaltos e mortes levaram um grupo de moradores de Lucas do Rio Verde a criar um movimento. O passo decisivo ocorreu após o latrocínio praticado contra Diogo Nunes, no mês passado. Na ocasião, os moradores fizeram uma caminhada pelo centro da cidade, chamando a atenção das pessoas para a situação e pedindo que o Governo Estadual invista em segurança, atendendo a comunidade luverdense.
Hoje a tarde, o grupo volta a se reunir. A mobilização acontecerá a partir das 15 horas na Praça do Migrante, localizada no centro da cidade. A participação é livre. Os idealizadores esperam que haja maior participação da sociedade no movimento que busca uma cultura de paz para Lucas do Rio Verde.
Maicon Rodrigo, um dos mobilizadores, cita que as primeiras ações são no âmbito das redes sociais. A página criada no Facebook tem mais de 250 seguidores. “A partir daí a gente cria as nossas ações, não tem dono, não tem nada, apenas apoiadores. A gente trabalha dessa maneira”, explica.
O tema do encontro deste sábado é relacionado ao trânsito. Maicon destaca que a frota de Lucas cresce acompanhando o desenvolvimento do município e o resultado são os conflitos nos chamados horários de pico. “As pessoas perdem um pouco a calma e acabam extrapolando”, observa.
Outros temas podem ser abordados durante o encontro deste sábado e que poderão pautar as ações do grupo nos próximos dias. No Facebook é só buscar o grupo intitulado ‘Existe amor em Lucas do Rio Verde’ e aderir à luta pela paz no trânsito e no dia a dia da cidade.